Vou te mostrar as diferenças SEO e SEM, a velocidade e os resultados de cada estratégia. Qual estratégia você deve usar. E no final irei revelar as vantagens e desvantagens de cada um.
Para desmistificar desde o início, SEO (Search Engine Optimization) significa otimização para motores de busca na internet, simplificando é o conjunto de técnicas que gera o posicionamento dos sites no ranking do Google (maior motor de busca da internet).
Já o SEM (Search Engine Marketing) é mais abrangente. Ele é o conjunto de estratégia para posicionamento de sites tanto no orgânico (SEO), quanto no posicionamento pago no mecanismos de buscas (Google, Youtube, Bing, Yahoo).
A métrica mais usada é da sigla PPC (ou pague por clique), explicando melhor, nos mecanismos de buscas que são pagos, o anunciante paga para cada usuário que clica em sua publicidade para acessar o seu conteúdo (site).
Para reforçar o entendimento, podemos frisar conforme exemplificado na imagem acima, que o SEO faz parte do SEM.
O SEM tem como estratégia também o PPC (publicidade paga onde o anunciante paga por clique no anúncio no Google, Youtube, Bing e Yahoo).
CPV: Custo por visualização, utilizada no Youtube Ads.
CPA: Custo por aquisição, é utilizada em campanhas mais maduras, que já possuem conversões na conta.
Ao pesquisar Advogado Imobiliário, perceba que existem resultados pagos e resultados orgânicos.
Entendi, então o resultado pago tem menor qualidade que o resultado orgânico?
De certa forma sim.
Os sites que aparecem de forma paga, precisam de certa qualidade para se posicionarem entre os primeiros, principalmente quando existe uma concorrencia maior para os resultados da pesquisa efetuada.
Os sites que aparecem por meio de publicidade participam de um leilão para o posicionamento.
Um dos critérios para posicionamento é o valor pago por clique (essa é uma opção do anunciante, escolher o maior valor que deseja pagar).
No entanto, o google leva em conta a qualidade geral dos anunciantes gerando prioridade para sites que possuem maior qualidade.
São duas estratégias que se completam e sempre que possível é importante usar as duas estratégias.
No Marketing pago PPC (pague por clique no anúncio), qualquer site/vídeo com os requisitos mínimos de qualidade (conforme mencionado acima) pode aparecer nos anúncios.
No caso do Google Ads, após efetuar o pagamento e criar a campanha de publicidade, o site do anunciante pode aparecer até mesmo na primeira posição e em até 24 horas.
Após construir o site e criar uma campanha, anunciar no Google Ads é muito rápido, basta pagar e otimizar a campanha e o site para obter resultados como: ligações, orçamentos e visitas na loja física.
Tudo que é fácil demais tem suas desvantagens.
A campanha de Google Ads pode gerar todo o resultado da sua empresa ou até mesmo nenhum resultado de vendas.
A configuração do modo especialista (mais recomendada) no Google Ads é complexa para quem está começando:
Além disso, dependendo do nicho e da concorrência, pode ficar muito caro anunciar no google ads.
As Desentupidoras por exemplo, pagam entre 20 e 50 reais para cada clique no anúncio.
A questão é que obter um visitante no site, não quer dizer que você obtem uma venda.
Fazendo uma analogia, diversos clientes podem entrar na sua loja e sair em seguida falando que voltam mais tarde, nesse caso eles normalmente não voltam.
Utilizando a estratégia de Seo você poderá receber visitas no site sem precisar pagar para o Google Ads e outras publicidades.
Um serviço de Seo bem feito, pode gerar centenas de contatos (ligações, orçamentos, vendas) e visibilidade para as empresas.
Fazendo uma analogia, utilizando o Seo podemos comparar o seu site com uma loja própria em um bom ponto na cidade.
Assim você recebe visitas sem precisar pagar o aluguel.
Já na publicidade paga, podemos comparar com uma loja em um bom ponto na cidade onde você paga o aluguel todos os meses para receber visitas.
Para aparecer bem posicionado no ranking de pesquisas do Google, o seu site precisa de otimização durante vários meses.
Um serviço bem feito de Seo começa a gerar resultados expressivos entre 6 meses e 1 ano de trabalho.
Além disso é um serviço que deve ser feito de forma contínua, pois mais difícil que chegar nas primeiras posições é se manter lá.
A qualquer momento pode chegar concorrentes e tentar tomar as suas posições no ranking de pesquisas.
Mas calma...
No Brasil, a maioria dos nichos e palavras chaves, possuem lacunas onde ganhar visibilidade depende muito mais de tempo e estratégia do que de técnicas avançadas.
- A estratégia feita de forma orgânica (construa o seu território no google);
- O formato pago (pague por clique).
As duas podem gerar ótimos resultados tanto de branding (visibilidade da marca) quanto de conversão (contatos e vendas).
É extremamente recomendado que a sua empresa esteja inserida nas duas estratégias, para evitar que seus concorrentes cheguem na frente e dominem os resultados de pesquisa da internet, que são um ótimo local para gerar resultados.